terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ANO NOVO!


Gracinda Calado

Exuberante a natureza explode em versos!


Enche-se de energia o mundo!


O ar explode em luz e sons!






Nasce o Ano Novo !


Em meio às emoções, renasce a fé nos corações!


Malabarismos de cores, furta-cores no céu de nossa pátria!


Fogos coloridos enchem o ar e os corações de amores!






Contraste no céu e no mar.


O verde, o azul, e o luar completam a festa num cantar.


Estouro de fogos e de luzes, magia na natureza.


Prenúncios, adivinhações, mistérios...


Nasce um novo ano, radiante e forte!






O ar se contamina de energia,


E experimenta esse momento de prazer!


As pessoas caminham para um lado e outro,


Juntas nesta hora de paz e de emoção!


Desejam bons augúrios, se beijam, se abraçam!






Bons desejos, bons presságios, bons ensejos.


A música explode no ar em sons e versos.


Lágrimas escorrem em nossas faces de tanta alegria!


Saudades invadem alguns corações solitários,


Lembranças de alguém que já partiu.










Todos rezam uma oração, uns agradecem,


Outros fazem um pedido, outros não dizem nada,


Ficam calados, quietos e mais um ano termina!


Outro começa, renasce a vida, os amores, os projetos,


Tudo é mistério para o ano que vem!






quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ENTRE O SOL E A LUA


5 HORAS DA MANHÃ DE DEZEMBRO, ANTI-VÉSPERA DE NATAL.

NO CÉU A CLARIDADE OFUSCA AS NUVENS QUE PASSAM LENTAMENTE REVERENCIANDO A LUA QUE AINDA ESTÁ NO ALTO, BEM A NOSSA FRENTE, VIVA E ESPLENDOROSA ESPERANDO O SOL QUE NASCE DO OUTRO LADO DA CIDADE. VEM CHEGANDO LIGEIRO AO ENCONTRO DA LUA, QUE O ESPERA NA SUA COR DE PRATA, E O SOL ESBANJA OURO E DESAFIA A LUA IRREVERENTE.

NUNCA NESTA VIDA VI TÃO MAJESTOSO FENOMENO! ENQUANTO O SOL DESPONTA POR TRÁS DOS EDIFICIOS ALTOS NO NASCENTE, A LUA BRILHANTE, ESPERA O SOL, VIVA, ILUMINADA COMO UMA NOIVA ESPERANDO O NOIVO NA VÉSPERA DE NATAL.

O QUE OS OLHOS VÊEM NO CÉU NÃO EXISTE EXPLCAÇÃO, ALI OS DOIS NO CÉU DESAFIANDO O MESMO ESPAÇO EM PLENA MANHÃ, QUASE NO ANIVERSÁRIO DE JESUS!

SÃO 6 HORAS E A LUA CONTINUA LINDA E NUA A ESPREITAR A RUA , NÃO SE INTIMIDA COM O OURO DO REI SOL A OFUSCAR O CORAÇÃO DA CIDADE!

APRESSADA, PEGUEI A MÁQUINA FOTOGRÁFICA E REGISTREI O CASO MAIS PERFEITO QUE JÁ VI NO CÉU.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NATAL!


Gracinda Calado

Estamos nas vésperas do Natal de Jesus!O céu se tinge de azul e róseo, as flores estão mais perfumadas, e o brilho do sol é mais intenso.

Assim era em Belém quando o Jesus- menino nasceu. José e Maria radiantes caminhavam pela estrada, Maria em um burrico e logo a criança nasceria . José bateu em uma porta para pedir abrigo, responderam lá de dentro-” Não temos vaga”. Seguiram mais à frente e José repetiu a súplica de pedir ajuda. Responderam “não há lugar, está tudo cheio”. Novamente em outra casa pediu abrigo, apenas por uma noite, foi negado. Eles, já estavam cansados de andar e Maria perto de dar a luz. Finalmente José insistiu em outra casa e responderam: “não temos lugar, porém temos uma estribaria talvez sirva para vocês. José ficou feliz e logo se apressou em responder –“ queremos o estábulo, não tem importância, minha mulher vai dar a luz e não pode ficar ao relento”.

Dirigiram-se para lá, se acomodaram e de repente o céu se iluminou, um som vindo do céu se projetou naquela noite magnífica! Maria sabedora do que estava para acontecer, preparou-se para receber Jesus. O sino da Igrejinha tocou, o relógio bateu as horas: meia noite ! O clarão espalhou-se por toda a cidade de Belém e o coro dos anjos entoou um hino divinal. Jesus nasceu! Entre os animais que dormiam naquele lugar, o filho de Deus veio ao mundo para salvar a humanidade!

Bendito Aquele que vem em nome do Senhor!!

Bendito filho do Altíssimo que veio abrir as portas do nosso coração para entrar e fazer morada!!!!

Muitas vezes fazemos a mesma coisa com Jesus. Fechamos nossa porta para Ele não nascer em nosso coração.

Neste Natal, deixa o Rei da glória entrar! Deixa que Ele entre e fique e durma um pouco em nossos braços, junto com Maria e José! Vamos adorá-Lo, na noite que é toda Deles e nossa também!!!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SENHOR JESUS!


GRACINDA CALADO

Volto a ti como filha, criatura saída das entranhas da tua inteligência e da tua misericórdia.Peço-te Senhor Jesus que nunca se apague de minha memória, o brilho do olhar dos pobres, teus amigos.Que eu não deixe de reconhecer em ti a grandeza de um Deus criador e onipotente, que rege todas as coisas visíveis e invisíveis;Que em meu peito bata sempre um coração para amar de verdade, acima de qualquer preconceito ou adversidade; Que reine sempre em meu olhar de mãe a luz da verdade e do amor acompanhada de paixão e misericórdia, mesmo quando eu não for mais compreendida pelos meus filhos e meus amigos. Que nas caladas da noite os meus sonhos não sejam contaminados pelo medo e pela solidão; Que em minha vida seja eu sempre a que erre, que saberei compreender os mistérios do teu perdão; Que a minha história de vida se complete quando eu já tiver realizado tudo que preparaste para mim; Afaste do meu coração o medo do futuro e do desconhecido pois eu sei que tu estás sempre ao meu lado, como fizeste quando fui arremessada em acidente de carro; socorreste-me em pleno dia de Natal, isto para mim foi o melhor presente, saber que tu me amas de verdade e estás sempre a me proteger. A minha vida não teria sentido se Tu não existisses no meu coração e na minha pobre alma que luta para viver com dignidade. Ajude-me a caminhar firme, mesmo que meus pés tropecem nas pedras e sangrem nos espinhos; Volve o teu olhar de Pai amoroso para toda a minha família, não deixe que ela se desvie do  caminho de paz e amor, ajude-a a enfrentar as dificuldades do dia a dia com confiança na tua força e na tua misericórdia; Que o raio do teu amor me cubra de bênçãos, agora e na hora da minha vez ultima aqui na terra. Que eu possa contigo cantar os louvores do céu!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CARTA DE JOSÉ NOGUEIRA MELO: CONTERRÂNEO DE BATURITÉ

Fortaleza, 10/11/2010




Gracinda,



Quero, embora tardiamente, apresentar-lhe meus sinceros parabéns pela passagem do seu aniversário natalício, e pelo excelente trabalho poético que vem postando no blog Versos e Reversos. Para quem ama nossa Baturité, suas palavras são um forte alento na hora da saudade daqueles momentos tão felizes vividos no coreto da Praça Valdemar Falcão, nas Ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, no patamar da Igreja Matriz, no Colégio Salesiano e em outros tantos lugares de agradável memória. Confesso-lhe que sou fã incondicional de sua produção literária porque - não raro - trata de assuntos relacionados à nossa cidade querida, Baturité, e o faz num linguajar muito próprio de quem tem competência, conhece e brinca, de forma inteligente, com as palavras do nosso belíssimo idioma. Portanto, repito: Parabéns! Que Deus continue abençoando-a com enorme prodigalidade, a fim de que tenha muitos anos de vida - cheia de força e coragem - para seguir nessa belíssima missão de levar felicidade e alegria de viver aos visitantes do blog Versos e Reversos.



Francisco José Nogueira Melo

Irmão da Beatriz Arruda, filho

de Maria José Nogueira Melo e

José de Melo Falcão                                             OBRIGADA PELA ATENÇÃO: GRACINDA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MINHA ÁRVORE DE NATAL

Gracinda Calado

clip_image001

Pensei fazer uma árvore
com tudo de bom que eu tenho guardado,
como as grandes árvores que conheço.
Inicio pela raiz: ponho muito adubo,
que é o amor do meu coração.

Meus fertilizantes preferidos são: o carinho, a amizade, a união.
No caule, para ficar forte e viçoso,
a gratidão de meus filhos e o calor de meus netos.
Minha árvore é bem florida!

Nos galhos toda a força e seiva da vida!
Galhos frondosos, muito verdes, cartões postais verdadeiros.
Meus irmãos, meus amigos, as amizades escolhidas...
Em sua copa, lembranças dos meus pais tão queridos!

Na ponta de cada galho, uma luz, assim a árvore ficará enfeitada
e no dia do aniversário de Jesus, vou com ela adorá-lo!
Lá no alto, no galho mais distante, para que todos vejam minha árvore,
colocarei uma faixa, toda feita de orvalho, escrito assim:
“hoje é o aniversário de um menino prodígio, de tanto amar o seu povo, morreu no madeiro sagrado!”

Nas pontas de cada galho colocarei flores vermelhas de carinho;
outras brancas perfumadas, carregadinhas de paz!!!!
Algumas amarelas, como o ouro de Offir, outras multicores,
como jóias de primavera!

Tudo isso para glorificar meu Jesus,
que morreu/ ressuscitou para maior glória da gente,
um dia voltará glorioso, triunfante reluzente!!!!!!
Jesus!

domingo, 5 de dezembro de 2010

DOCE BALANÇO DE AMOR!



Gracinda Calado

As ruas, as paisagens, o chão molhado de orvalho , os roseirais, as samambaias penduradas nos terraços, as janelas abertas o dia todo, são características da minha cidade.

À noite cadeiras nas calçadas com ar de fraternidade, amizade, socialização. Suas ruas, seus casarões seculares, suas ladeiras em curvas, flores miúdas à beira dos caminhos, riachos que cantam em todos os lugares!

Assim é minha cidade! Uma saudade! Sempre levando a gente, nas coisas pequenas, simples, nos inspirando amores, enchendo nossos corações de lembranças: de uma linda mangueira, uma rua onde brincamos quando criança, um pomar, uma estação de trem, uma igreja, uma roda gigante, campo de futebol, um banho de rio, um passeio de bicicleta, os amigos, um sorriso largo!

Quando penso em minha gente, me vejo naquele coreto da praça ornamentado de flores e florais e de benjamins. Sinto-me sentada nos bancos da pracinha com os amigos, namorados, esperando o sol se por, ou a lua chegar. No colégio, as colegas de classe, as brincadeiras, jogos de bola ou de pedras, pula corda, ou balanços ingênuos, brinquedos sem pretensões!

Saudades das novenas, das missas, dos desfiles na semana da pátria, dos carnavais, das festas juninas e sabe Deus o que mais penso que me dá saudades!

É preciso ir na minha cidade para novamente sentir o seu cheiro, o seu sabor, o seu tempero, o seu calor, sua música, seu jeito de mulher madura!

Mulher de fé, cheia de mistérios e pudores, é minha cidade chamada Baturité!