segunda-feira, 12 de abril de 2010

IPÊS FLORIDOS


Gracinda Calado

A natureza em festa exibe em todos os lugares as cores e a singeleza dos Ipês. Quando o vento balança seus galhos cheios de cachos amarelos, ou cor de rosa, as quaresmeiras, como são chamados os Ipês roxos, que só florescem na época da quaresma, nossos olhos não sabem descrever o que vêem e nem sabemos decifrar o espetáculo grandioso e colorido como tela de um exímio pintor, quando os Ipês florescem!

O sol da manhã cobre suas copas nuas desfolhadas; como um grande tapete colorido ao ar livre, a natureza manifesta-se transparente e verdadeira diante de tanta beleza!

Debaixo das árvores flores efêmeras caídas pelo orvalho da noite enfeitam o chão que pisamos e exalam um maravilhoso perfume matutino.

No alto dos mais distantes galhos enfeitados, os pássaros cantam homenageando a primavera em flor. As borboletas voam e dançam em festa, sugam o mel cristalino que escorre de seus caules enfeitados, enquanto a música do riacho canta uma canção de amor à natureza.

Homens passeiam, crianças se extasiam, mulheres se enfeitam de flores em comunhão com o sol. O perfume embriagador dos Ipês nos leva aos páramos do infinito céu, e o espetáculo majestoso de suas cores nos enleva e nos transcende a Deus!

Festival das flores e das cores em plena serra, no coração do Maciço traz para a nossa alma a gratidão da natureza para com seus filhos, nos presenteando com a beleza incomparável e verdadeira dos Ipês floridos.

Os Ipês são como as rosas que ficam gravadas em nosso coração que um dia foi jovem e brincou como as borboletas e cantou como os pássaros debaixo dos monumentais Ipês que florescem na primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário