segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PERSÉFONE (HISTÓRIAS DA MITOLOGIA GREGA)


PERSÉFONE, A PRIMAVERA E O VERÃO
( História da mitologia grega)

Falavam os antigos gregos que, no começo dos tempos, não existiam as quatro estações do ano. Só a primavera e o verão.
Naquele tempo, andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada Perséfone. Ela era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia, Perséfone colhia flores e cantava, quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades.
Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão. Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda da filha. Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secarem e as flores murcharem. Famintos, os homens pediram a Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.
Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro de todos os deuses, e lhe fez um pedido:
Hermes quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone volte. Diz que , se ela não voltar, todas as árvores morrerão. Mas Hades já se casou com ela. O que faremos? Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu ao mundo subterrâneo de Hades, a terra secreta da noite e dos mistérios. Lá encontrou Perséfone ao lado do marido.
-Meu pai ordena que Perséfone volte para casa de sua mãe, Hades. Você agiu incorretamente
-Por que? Eu estava apaixonado, não conseguia viver sem Perséfone e , com o tempo ela também aprendeu a me amar. Somos felizes agora!
-Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sente saudades da única filha.
Você terá que me obedecer.
-É impossível devolver Perséfone à terra novamente. Como você sabe, o que entra no mundo das trevas não pode voltar para casa.
-Hades, então tenho uma proposta: Perséfone fica oito meses com a mãe e durante os quatro meses restantes ela fica com você..Certo?
-Está bem, Hermes eu aceito.
E foi assim que surgiram as estações do ano.Quando Perséfone está com a mãe, temos o inverno e o outono, porque Deméter é a deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fazem as flores murcharem e os frutos secarem.

7 comentários: